Bem vermelha, a Fruta do Milagre é pequena e lembra um grão de café. Ela não é rica em açúcares, mas sim em miraculina, proteína que age nas papilas gustativas da língua. Essa substância bloqueia a acidez e azedume dos alimentos. Com isso, os açúcares naturais dos ingredientes, como a frutose, tomam conta de todo o paladar – daí acontece o "milagre".
Seu sabor é suave, quase inexistente. Depois da ingestão da fruta in natura, é possível comer pratos amargos, sucos e doces sem açúcar para melhorar o gosto.
Ela tem despertado interesse na gastronomia molecular, sendo utilizada em eventos chamados "flavor-tripping", nos quais os participantes experimentam a transformação dos sabores.
Indicado para: Ambiente interno e externo
Tamanho: Aproximadamente de 40 a 60 cm de altura
Nome científico: Synsepalum dulcificum
Frutificação: 2 vezes ao ano, sempre após chuvas
Frutos: Os frutos são bagas suculentas de até 0,9 a 2,3 cm de comprimento por 0,5 a 1,2 cm de largura, vermelha quando madura e contendo 1 ou no máximo 2 sementes alongadas e marcadas por uma cicatriz no seu comprimento;
Floração: Ano todo
Flores: As flores são ramifloras (nascem nos ramos), hermafroditas, reunidas em feixes com 2 a 5 protegidas por brácteas (tipo de folha modificada) velutinas (com cobertura semelhante a veludo). As flores medem 0,3 a 5 mm na antese e contem 5 pétalas cremes, arredondadas de 3 mm de comprimento.
Como adubar essa planta: Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Frutas - Para plantas em vasos na aplicação diluída recomenda-se diluir 10 gramas para cada 1 litro de água, e regar o vaso. Para plantas jovens recomenda-se 150 gramas por planta, e para plantas adultas 150 gramas por metro quadrado, abaixo da copa sem encostar no tronco. Para frutíferas em vaso a frequência é a cada 15 dias. E para plantas jovens e adultas a aplicação é a cada 60 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura, conforme o tamanho do vaso. Para plantas jovens e adultas no solo aplica-se embaixo de toda sua copa, sem encostar no tronco e molha em seguida.
Rega: Irrigar regularmente no pegamento da muda e depois na época de frutificação
Poda: Podas de formação da planta e de limpeza, após a frutificação
Luminosidade: Cultivo em pleno Sol.
Imagem Ilustrativa: A planta segue com vaso simples ou torrão.
Recomendação
Caro cliente, assim que receber seu produto, retire-o da embalagem e o coloque em seu lugar definitivo de plantio, lembrando sempre que o mesmo deverá ter o dobro do tamanho do torrão da planta para que haja espaço para colocar substrato adicional para um melhor desenvolvimento. Em seguida, regue sua planta e a coloque num local com luminosidade e ventilação natural. Verifique periodicamente a umidade, regando sempre que perceber que a terra superficial estiver seca.
Na Jardineiros.net você encontra plantas ornamentais, adubos, vasos de plantas, ferramentas e acessórios para jardinagem.